Machado deixa Venezuela de barco até Curaçao, antes de seguir à Europa

ROMA, 10 DEZ (ANSA) – A opositora venezuelana Maria Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz de 2025, saiu do país na terça-feira (9) de barco rumo à ilha caribenha de Curaçao, antes de seguir para a Europa.   

A informação é do Wall Street Journal, que reconstruiu a rota de Machado para chegar até Oslo, onde receberia o prêmio. Como não conseguiu chegar a tempo, sua filha Ana Corina Sosa Machado subiu ao palco nesta quarta-feira (10) e recebeu a honraria no lugar da mãe, que deve desembarcar amanhã na capital norueguesa, onde poderá se reunir com seus três filhos que vivem no exterior por questões de segurança.   

Machado vive em local desconhecido na Venezuela desde agosto de 2024, quando o atual presidente Nicolás Maduro foi declarado reeleito, ainda que o resultado das eleições nunca tenha sido comprovado com as atas.   

“Assim que eu chegar, poderei abraçar minha família e meus filhos, que não vejo há dois anos, assim como muitos venezuelanos e noruegueses que sei que compartilham nossa luta e nosso compromisso”, disse a líder da oposição em mensagem, destacando ainda que “muitas pessoas arriscaram a vida” para que ela pudesse “chegar a Oslo”.   

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, Machado foi escolhida por conta de seu “trabalho incansável para promover os direitos democráticos do povo venezuelano e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.   

(ANSA).