Machado anuncia retorno à Venezuela ‘em breve’, diz mídia

CARACAS, 27 JAN (ANSA) – A líder da oposição na Venezuela e prêmio Nobel da Paz, María Cristina Machado, anunciou sua intenção de retornar “em breve” ao país sul-americano, apesar dos riscos de segurança associados ao seu retorno a Caracas.   

“Preciso estar lá. Quero voltar o mais rápido possível”, disse ela de Washington, onde está atualmente, segundo informações do portal La Patilla, publicadas na segunda-feira (26).   

Não foram divulgados detalhes de como se dará seu retorno à Venezuela, tendo em vista a mudança no governo ocasionada pela captura do ex-presidente Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, por tropas dos Estados Unidos.   

Mesmo havendo um diálogo entre a administração de Donald Trump e a atual chefe de Estado Delcy Rodríguez, não está claro como as forças de segurança atuariam no retorno da opositora do chavismo a sua terra natal.   

Antes da queda de Maduro, a Procuradoria-Geral de Caracas havia classificado Machado como foragida. No período, ela viveu em condições semiclandestinas por mais de um ano, fazendo poucas aparições públicas.   

Machado conseguiu deixar a Venezuela apenas em dezembro passado, para participar da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz em Oslo. (ANSA).