BELGRADO, 6 MAI (ANSA) – O candidato social-democrata e pró-ocidente, Stevo Pendarovski, foi eleito presidente da Macedônia do Norte neste domingo (5).
Segundo os dados da comissão eleitoral após a apuração de 98,88% das urnas, o governista derrotou a conservadora Gordana Siljanovska-Davkova com 52% dos votos contra 44,4%. Pendarovski, que disputava o cargo pela segunda vez, contou com o apoio do partido União Social-Democrata da Macedônia (SDSM), além da legenda membro da coalização, a União Democrática de Integração Albanesa. “Serei um presidente para todos os cidadãos, sem importar em quem votaram”, disse Pendarovski ao celebrar a vitória diante de uma multidão, na sede do partido. Segundo o novo mandatário, esta “é uma vitória dos cidadãos da Macedônia do Norte” e demonstra que o “caminho para a Otan, a União Europeia e o mundo desenvolvido está garantido”.
Siljanovska, por sua vez, aceitou a derrota e ressaltou que sua “história como candidata à presidência terminou”. Cerca de 1,8 milhão de pessoas foram às urnas no último domingo (5) para escolher o sucessor do atual presidente, Gjorge Ivanov.
Essa foi a primeira votação no país após sua mudança de nome para República da Macedônia do Norte, iniciativa que contou com forte oposição de Ivanov, que ocupa a presidência desde 2009 e não pôde disputar um terceiro mandato – a nação balcânica é uma república parlamentarista, e o posto de chefe de Estado é mais cerimonial.
Pendarovski é professor universitário de ciências políticas e promete respeitar o acordo firmado com a Grécia, que exigia exclusividade sobre o termo “Macedônia”, nome de sua região mais ao norte. (ANSA)