Esportes

Lyon vence Wolfsburg e leva pela 5ª vez seguida a Liga dos Campeões feminina

O Lyon mostrou mais uma vez seu domínio no futebol feminino na Europa ao conquistar neste domingo pela sétima vez, a quinta consecutiva, a Liga dos Campeões, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Wolfsburg, na final disputada na cidade espanhola de San Sebastián.

Os gols da equipe francesa foram marcados por de Eugénie Sommer (25), Saki Kumagai (44) e Sara Björk Gunnarsdottir (88), enquanto Alexandra Popp (57) diminuiu para as alemães.

Essa foi a quarta vez que os dois times decidiram o torneio continental, com as francesas vencendo todas as anteriores (2012/13, 2015/16 e 2017/2018).

Sem poder contar na reta final da competição com a lesionada norueguesa Ada Hegerberg, eleita a melhor jogadora do mundo em 2018 e heroína da última final da Liga ao marcar três gols sobre o Barcelona (4-1), o Lyon não se intimidou e mostrou em campo porque detém tantos títulos da Liga dos Campeões.

Coube a Eugénie Le Sommer, Saki Kumagai e a recente contratação de Sara Björk Gunnarsdottir, que pertencia ao Wolfsburg, liderar as francesas nesta nova conquista.

“É muita alegria. Muitas vezes nos perguntam se não estamos cansadas de vencer. Não, não estamos cansadas. Olhe para a nossa alegria de novo hoje! Não há cansaço, queremos sempre vencer e hoje, mesmo que seja o sétimo título, o quinto consecutivo, a alegria continua, mesmo que seja um pouco diferente. E sempre há um sabor particular quando ganhamos a Liga dos Campeões”, declarou à emissora francesa Canal+ a atacante Eugénie Le Sommer, acrescentando que este título foi um presente de casamento (ela casou recentemente).

Já a capitã da equipe, Wendie Renard, e suas companheiras Sarah Bouhaddi e Le Sommer fizeram história ao conquistar seu quinto título europeu consecutivo.

“Eu nunca estou cansada de vencer! Você pode contar comigo para estar lá (na final) no próximo ano. A gente celebra porque é difícil ganhar esta competição. Temos que lutar todos os anos por esse troféu e é lindo. Vamos levá-lo para casa e vamos festejá-lo com todos. Queremos deixar uma marca. Temos que ir para o sexto (título seguido) para superar o recorde que o igualamos hoje”, declarou Wendie Renard, fazendo uma referência ao pentacampeonato consecutivo conquistado pela equipe masculina do Real Madrid na Liga dos Campeões, durante a década de 1950.

Para chegar a esta nova final e manter a hegemonia no continente, o Lyon passou pelo Fortuna Hjorring, da Dinamarca, (oitavas), Bayern de Munique (quartas) e PSG (semifinal). Já o Wolfsburg, que tem dois títulos do torneio europeu, superou o Twente, da Holanda (oitavas), Glasgow City, Escócia (quartas), e o Barcelona, Espanha (semifinal).

– Relação de equipes campeãs da Liga dos Campeões feminina desde 2002:

2002: Frankfurt (ALE)

2003: Umea IK (SUE)

2004: Umea IK (SUE)

2005: Turbine (ALE)

2006: Frankfurt (ALE)

2007: Arsenal (ING)

2008: Frankfurt (ALE)

2009: Duisburgo (ALE)

2010: Turbine (ALE)

2011: Lyon (FRA)

2012: Lyon (FRA)

2013: Wolfsburgo (GER)

2014: Wolfsburgo (GER)

2015: Frankfurt (ALE)

2016: Lyon (FRA)

2017: Lyon (FRA)

2018: Lyon (FRA)

2019: Lyon (FRA)

2020: Lyon (FRA)

jta/fbx/lca

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

C1 DAM EUR fbl FRA GER