ENTUSIASTA Para Ernani Paciornik, possuir um barco é como ter um segundo carro (Crédito:Chico Ferreira)

Que crise? Enquanto muitos setores ainda lutam para se recuperar dos danos econômicos causados pela pandemia, o mercado náutico teve a proeza de faturar R$ 2 bilhões só no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos, a ACOBAR. Com perspectiva de crescer 10% esse ano, filas para a compra de iates de luxo são formadas e empresas estrangeiras passam a construir suas embarcações no Brasil.

O mega iate Azimut Grande 27 Metri, que a partir de 2020 começou a ser produzido em Santa Catarina, já teve nove modelos vendidos no Brasil e possui atualmente uma fila de espera de 15 meses. O iate é o mesmo modelo comprado recentemente pelo jogador Cristiano Ronaldo e está avaliado em R$ 50 milhões.

Ao ser apresentado como uma das estrelas da atual edição da Rio Boat Show, maior feira náutica da América Latina, o mega iate chama a atenção pela imponência: possui o equivalente a 350 m2 de área, cinco suítes e amplos espaços internos e externos. Ou seja, nada de quartos apertados e móveis embutidos. Além do Azimut Grande 27, a marca italiana também apresentou o Azimut 56, Azimut 62, Azimut 74 e Azimut 83.

DETALHES Avaliado em R$ 55 milhões, o iate possui áreas internas amplas e capacidade de atravessar oceanos (Crédito:Divulgação)

O modelo comporta até seis suítes, além de home theater, academia e sala de jogos. Fabricado pelo estaleiro cearense Inace, o objetivo do lançamento é atrair compradores de fora e mostrar que o País tem capacidade para exportar iates.Já o superiate Explora 90, avaliado em R$ 55 milhões, foi vendido antes mesmo de ser exposto na feira realizada na capital fluminense. O iate, único que faz travessia interoceânica, possui 450 m2 de área social e pode ter 100% de seu interior definido pelo comprador. O novo proprietário, que não quis ser identificado, pediu para que fossem instaladas uma brinquedoteca e uma sauna no deck.

Para o presidente do Grupo Náutica, que realiza a Rio Boat Show e também a São Paulo Boat Show, Ernani Paciornik, a busca por embarcações vai além do mundo dos milionários. “Você pode começar comprando um barco de R$ 50 mil e depois vai pensando em adquirir um maior”, diz. Paciornik explica que o sucesso dos últimos anos é reflexo direto da pandemia e do isolamento social.

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“As pessoas perceberam que o lazer é importante e viram nos barcos uma opção. É como uma casa de campo, mas o barco é uma ilha e te leva para qualquer lugar”, diz. O Brasil possui mais de sete mil quilômetros de litoral, isso sem falar nos rios e represas que também aceitam a presença de embarcações.

Paciornik diz que comprar um barco, seja um iate ou um modelo mais econômico é como ter “um segundo carro”. Algo possível para certa parcela da classe média. Há inclusive bancos que trabalham com financiamentos exclusivos para embarcações. Fabricantes internacionais, de olho na expansão do mercado brasileiro, têm trazido seus modelos ao País na chance de atrair compradores ou quem sabe até investidores, já que por aqui o mercado de aluguel de barcos também é atraente.

NEGÓCIO Embarcações de luxo nacionais e internacionais fazem sucesso na Rio Boat Show: maior feira náutica da América Latina (Crédito:Divulgação)

Um dos destaques internacionais fica por conta do Lagoon 46. O catamarã de luxo francês, avaliado em um milhão de Euros, ou R$ 6,5 milhões, pode ter de três a quatro suítes e pretende fazer parte de uma nova geração de embarcações desse tipo. O escritório responsável pelo lançamento possui representantes no Brasil para realizar a venda. E para quem prefere “uma simples lancha”, pode contar com a versão esportiva do estaleiro Ventura, que tem como principal característica um dispositivo que permite ao esportista escolher de que lado da embarcação deseja que a onda se forme e assim praticar Wakeboard e Surf em alto mar. Com 22 pés e 6,6 metros de comprimento, é avaliada em R$ 450 mil. Se o brasileiro está só agora descobrindo esse mercado, é bom pesquisar antes da compra. As opções nunca foram tantas.

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Garoto propaganda

O jogador português Cristiano Ronaldo é um fenômeno dentro e fora dos campos. É a pessoa mais seguida do mundo no Instagram e tudo que ele faz e consome é copiado à exaustão. Seu modelo de iate favorito é o italiano Azimut Grande 27 que desde 2020 também é fabricado no Brasil. Avaliado em R$ 50 milhões, a fila de espera para receber o produto é de 15 meses.