Esportes

Lutadora de Taekwondo afegã participa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Zakia Khudadadi, uma das duas integrantes da delegação afegã presente em Tóquio para os Jogos Paralímpicos após ser retirada de Cabul, participou nesta quinta-feira (2) da estreia histórica do Taekwondo neste evento.

Impassível e com a música “Thunderstruck” do AC/DC, Zakia Khudadadi se dirigiu ao combate contra Ziyodakhon Isakova, do Uzbequistão.


A atleta afegã, que compete na categoria até 49 kg (categoria K44), venceu o primeiro ataque 6-5, antes de ser superada no segundo e cair por 17-12 em seu duelo das oitavas de final.

Foi para a repescagem e foi derrotada pela cinco vezes campeã mundial ucraniana Vikotriia Marchuk por 48-34.

“Claro que sim, a situação atual no Afeganistão me preocupa”, afirmou Marchuk. “Estou muito contente que minha adversária tenha competido contra mim”, acrescentou.

Tanto Zakia Khudadadi quanto o outro membro da delegação afegã, Hossain Rasouli, que participou na terça-feira do salto à distância do atletismo (categoria T47) não falarão com a imprensa, anunciou o Comitê Paralímpico Internacional (CIP).

“Vamos deixá-los tranquilos nos últimos dias para que se concentrem a competição, já que era seu sonho participar”, afirmou o porta-voz do CIP, Craig Spence, nesta quinta-feira.

“Agora vamos começar a discutir o que vai acontecer na cerimônia de encerramento”, apontou.

amk/clv/roc/av/dr/pm/aa