A poeta pernambucana Luna Vitrolira, um dos nomes mais potentes da poesia falada contemporânea, realiza no Sesc Niterói uma de suas últimas atividades no Brasil antes de embarcar para sua primeira turnê literária pela Europa. Entre os dias 17 e 20 de setembro, ela se une ao grupo Mulheres de Repente para uma imersão gratuita na “Mesa de Glosas”, uma tradicional modalidade de improviso poético do Sertão do Pajeú.
A programação, parte do edital Pulsar, inclui oficinas abertas ao público de 17 a 19 de setembro e culmina com uma apresentação pública no dia 20. O evento propõe um diálogo potente entre a tradição do repente nordestino e a vibrante cena cultural carioca.
“Essa passagem por Niterói será muito simbólica. A Mesa de Glosas vai ecoar em um espaço que também tem forte relação com a oralidade. É um gesto de resistência antes de levar essa experiência para a Europa”, afirma Luna.
Logo após os eventos no Rio, a artista, finalista do Prêmio Jabuti, parte para uma turnê que passará por Lisboa, Paris, Leeds, Berlim e Madrid, com participações confirmadas em festivais importantes como o FÓLIO, em Portugal.
Serviço
- O quê: oficinas e apresentação de Mesa de Glosas com Luna Vitrolira e o grupo Mulheres de Repente.
- Datas e horários:
- Oficinas: 17 a 19 de setembro, das 18h às 20h.
- Apresentação: 20 de setembro, às 10h.
- Local: Sesc Niterói.
- Ingressos: gratuito, com inscrição prévia no site do Sesc.