Lula volta chamar Trump de ‘imperador’ e ataca Eduardo

(ANSA) – BRASÍLIA, 26 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a chamar nesta terça-feira (26) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “imperador” e criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que tem defendido o tarifaço americano contra o Brasil.   

“O governo dos EUA tem agido como se fosse o imperador da terra. Ontem à noite ele publicou uma nota ameaçando que quem mexer com as big techs vai sofrer as consequências. Ele ameaça a qualquer país”, afirmou o petista durante reunião ministerial no Palácio do Planalto.   

Lula acrescentou que não está disposto a obedecer a medidas de Trump porque o Brasil é “um país soberano”, mas defendeu uma negociação com o governo americano sobre o tarifaço. “Estamos dispostos a sentar à mesa em igualdade de condições”, destacou.   

O presidente também não poupou críticas a Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que está morando nos EUA, onde tem defendido o tarifaço e sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).   

“É possivelmente uma das maiores traições que uma pátria sofreu de um dos filhos seus”, declarou Lula, acusando o deputado de usar “mentiras” para “insuflar” uma potência estrangeira contra o Brasil. (ANSA).