O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta quinta-feira (18) a divisão dos tempos previstos para o horário político dos candidatos à Presidência no primeiro turno. Os programas começarão no dia 26 de agosto e vão até 29 de setembro. As informações são do site UOL.
De acordo com a divisão do TSE, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um minuto a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista vai contar com 3 minutos e 39 segundos de exibição, contra 2 minutos e 38 segundos do atual mandatário.
A candidata Simone Tebet (MDB) vai contar com 2 minutos e 20 segundos, enquanto Soraya Thronicke (União Brasil) terá 2 minutos e 10 segundos. Outros presidenciáveis, porém, não vão ganhar o mesmo destaque. Terceiro na maior parte das pesquisas, Ciro Gomes (PDT) vai contar com apenas 52 segundos.
Felipe D’Ávila (Novo) e Roberto Jefferson (PTB) também terão menos de um minuto nas rádios e televisões. Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Léo Péricles (UP) não terão tempo de exibição porque seus respectivos partidos não atenderam critérios para acessarem fundo partidário e terem direito a propaganda eleitoral gratuita.
Por sorteio, foi definida a aordem das propagandas exibidas no horário eleitoral, começando com Roberto Jefferson. Na sequência, aparecerão Soraya Thronicke, Felipe D’Ávila, Lula, Simone Tebet, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.