Lula tenta contornar xingamento de Janja enquanto bolsonaristas pedem reprimendas

Lula tenta contornar xingamento de Janja enquanto bolsonaristas pedem reprimendas

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que o petista conseguirá contornar a pequena crise gerada após a primeira-dama, Janja da Silva, criticar publicamente o bilionário Elon Musk durante um evento do G20 no último fim de semana.

+ ‘Fuck you, Elon Musk’, diz Janja da Silva, durante painel do G20 Social; vídeo

Ao site IstoÉ, interlocutores avaliam que Lula deve minimizar o episódio e buscar uma relação cordial com Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos.

Durante um pronunciamento, Janja criticou Musk e afirmou não ter medo dele. A fala gerou reações entre os bolsonaristas, que rapidamente fizeram a gravação chegar ao bilionário. Musk ironizou o episódio, dizendo que “eles [a esquerda] perderão as próximas eleições.”

Enquanto aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazem coro pedindo que Trump reprima o governo brasileiro, o Palácio do Planalto trabalha com a perspectiva de uma relação cordial com o republicano.

Na avaliação de integrantes do governo, Lula e Trump podem manter um distanciamento pessoal, mas nada que impacte os acordos firmados e as relações comerciais entre os dois países.