SÃO PAULO, 12 DEZ (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o dreno intracraniano retirado na noite desta quinta-feira (12) e permanece “lúcido e orientado” após ter passado por um procedimento endovascular, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com o comunicado, o petista ainda está “internado sob cuidados intensivos”, sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio.
“Pela manhã, foi submetido a um procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média). Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências”, diz o boletim.
O procedimento desta quinta teve como objetivo bloquear o fluxo sanguíneo na artéria meníngea média para minimizar o risco de novos hematomas intracranianos como aquele drenado em uma cirurgia de emergência na madrugada da última terça-feira (10), desdobramento da queda no Palácio da Alvorada em outubro passado.
Ainda segundo o boletim do Sírio-Libanês, Lula “permanece lúcido e orientado, conversando normalmente”. “Alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares”, ressalta o comunicado.
A expectativa é de que o presidente deixe a UTI nesta sexta (13) e receba alta hospitalar para retornar a Brasília entre segunda (16) e terça (17) da semana que vem. (ANSA).