O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na manhã desta sexta-feira, 13. Apesar disso, o petista, de 79 anos, deve permanecer no mesmo quarto do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, recebendo cuidados “semi-intensivos”.
De acordo com o boletim médico, divulgado às 11h20, Lula “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”.
Ver esta publicação no Instagram
Na quinta-feira, o mandatário foi submetido a um procedimento complementar a uma cirurgia realizada anteriormente para drenar um hematoma no crânio.
A equipe médica que cuida de Lula explicou que o procedimento foi preventivo, para evitar o surgimento de novos sangramentos, como o que levou Lula a realizar uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira,10, após sentir dor de cabeça em Brasília e ser transferido para São Paulo.
“Agora tem uma segurança máxima. O risco de ele ter um novo sangramento é estatisticamente desprezível”, disse o médico Marcos Stavale. “A gente tem que ter os cuidados normais. Ele está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando. Hoje foi um procedimento para que nós não enfrentemos no futuro o que aconteceu nesta última jornada que ele passou.”
Os médicos reiteraram também que Lula está neurologicamente normal, cognitivamente íntegro e sem qualquer sequela, mas precisará fazer um “repouso relativo” após receber alta do hospital.
Ainda na quinta-feira, os médicos do presidente retiraram o dreno intracaniano com sucesso e sem intercorrências. A recomendação médica no momento é que Lula não receba visitas, com exceção da família. Ele deve deixar o hospital e retornar para Brasília (DF) na semana que vem.