O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília e, por recomendação médica, cancelou a viagem que faria à Rússia na tarde deste domingo, 20.

Lula estava com a viagem marcada para participar da reunião dos Brics, grupo formado pelas principais economias emergentes do mundo.  O Brasil assumirá a presidência dos Brics em 2025 e deve concentrar suas atividades no primeiro semestre, em função da Conferência do Clima, que será realizada em Belém em novembro do próximo ano.

+ PLATÔBR – Lula caiu no banheiro do Alvorada e bateu a cabeça

Segundo o Palácio do Planalto, Lula não viajará “devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração” e participará da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência. Ainda de acordo com a nota oficial, o presidente terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos Brics.

Corte na nuca

O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no sábado, 19, com um corte na nuca. Ele levou três pontos no local.

Segundo o boletim médico, o presidente teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades.

Veja a íntegra do boletim médico

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital.

Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio.”

Dr. Rafael Gadia
Diretor de Governança Clínica.

Dra. Luiza Dib.
Diretora Clínica

Relembre o histórico médico do presidente

Aos 78 anos, Lula já passou por cirurgias e enfrentou um câncer na garganta em 2012. A última vez que o presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês foi em janeiro, na unidade de São Paulo, para a realização de exames de rotina. Na ocasião, ele também ficou sob os cuidados dos médicos Ana Helena Germoglio e Roberto Kalil Filho.

Meses antes, em setembro de 2023, ele foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita, um procedimento que envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese, visando aliviar a dor e restaurar a mobilidade.

No mesmo período, ele também passou por uma blefaroplastia, que é uma cirurgia plástica das pálpebras, realizada para remover o excesso de pele, gordura ou músculo, melhorando a aparência e, em alguns casos, a visão.

Ambas as cirurgias ocorreram sem intercorrências, o que significa que não houve complicações, e Lula ficou internado em um quarto particular durante sua recuperação.

Com informações da Agência Estado.