Lula será primeiro brasileiro desde Pedro II a receber homenagem da Academia Francesa

Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado em uma sessão privada da Academia Francesa, instituição equivalente à ABL (Academia Brasileira de Letras), em Paris, na França. O último brasileiro a receber a honraria foi Dom Pedro II, em 1872.

Desde que foi fundada em 1635 pelo Cardeal Richelieu, a Academia Francesa homenageou apenas 19 chefes de estado em sessão oficial. A homenagem deve acontecer no dia 5 de junho, quando Lula estará visitando a França. Apesar disso, as datas ainda estão sendo debatidas e podem mudar. As informações são do jornal “O Globo”.

+ Lula lamenta morte de Sebastião Salgado: ‘Sua obra é clamor pela solidariedade’

+ Lula conversa com Putin e participa do desfile do Dia da Vitória

Lula foi convidado por ideia do escritor Amin Maalouf, secretário Perpétuo da instituição. A Academia Francesa serviu de inspiração para Machado de Assis fundar a ABL (Academia Brasileira de Letras) e atualmente tem como patrono o presidente Emmanuel Macron.

Durante a sessão de homenagem, Lula será recebido como um membro da Academia Francesa e o grupo irá definir uma palavra, que ainda não foi decidida pelos organizadores. Caso a palavra discutida seja inédita, ela entrará no dicionário francês com a observação de que foi debatida com o presidente do Brasil.

A vontade de Lula é que seja escolhida uma palavra com um conceito que o petista goste.

Viagem de Lula à França

Lula vai a Paris no dia 3 ou 4 do próximo mês, e em 5 de junho acontece a visita com a homenagem na Academia Francesa, além de um evento com Macron no Boulevard des Invalides, onde serão executados os hinos da França e do Brasil.

Posteriormente, o presidente irá para o Palácio dos Eliseus, onde se reunirá com Macron e participará de um jantar de estado. No dia seguinte, Lula recebe o título de honoris causa da Universidade de Paris VIII, em Saint Denis.

Há a possibilidade de Lula visitar a base naval de Toulon e dormir no Forte de Bregançon. No sábado, 7 de junho, o presidente deve partir para Nice, onde acontecerá a UNOC (Conferência das Nações Unidas para os Oceanos). Já no dia 8, a agenda do petista pode incluir uma visita a um fórum de economia e finanças azuis em Mônaco.

A expectativa é de que Lula retorne ao Brasil em 9 de junho, depois da conferência na França.