Lula se defende após falar que traficantes são vítimas: ‘Frase mal colocada’

Fala do presidente da República de que "os usuários são responsáveis pelos traficantes" repercutiu negativamente, principalmente entre a oposição

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horas depois de dizer que traficantes de drogas são “vítimas de usuários de drogas”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou, classificando a frase como “mal colocada”.

“Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, disse o petista ao reconhecer o escorregão.

O comentário de Lula, feito durante coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, repercutiu negativamente — principalmente entre a oposição. Na coletiva, ao discorrer sobre o combate às drogas, o petista afirmou que seria “mais fácil” para Brasil e Estados Unidos “combater viciados”.

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, afirmou.

A fala veio em resposta a questionamento sobre declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou não ser necessária uma declaração de guerra para eliminar traficantes de drogas.

+ Lula pretende dizer a Trump que tarifas contra o Brasil foram ‘um erro’

+ EUA enviarão porta-aviões à América do Sul em meio a tensões com Venezuela

Ao se justificar nesta sexta-feira, o presidente brasileiro minimizou o próprio discurso e citou iniciativas do Executivo no combate ao crime e a operação Carbono Oculto, que desarticulou um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país”, justificou.