Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de todas as capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Apresenta o programa de entrevistas "Líderes em Destaque" na Band Rio. Assina a coluna com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo.

Lula sanciona lei que cria o cadastro nacional e ‘RG a pets’

Reprodução/Redes Sociais/Julian Montoya
O tutor do animal é o colombiano Julian Montoya, que declarou gastar R$ 20,9 mil anualmente apenas na dieta do pet Foto: Reprodução/Redes Sociais/Julian Montoya

Por Carol Purificação, da equipe da Coluna

O presidente Lula da Silva sancionou a Lei Federal 15.046/2024 autorizando a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O projeto obriga a União e os Municípios a cadastrarem os animais. Funcionando como uma espécie de “RG” para os bichos, o documento conterá informações com nome do pet, endereço onde reside, cadastro de vacinas e nome do responsável.

E o curioso – mas não obrigatório, por ora, visto que ainda precisa de regulamentação – é a necessidade do uso de chips para monitoramento, provavelmente para caso de perdas ou fugas. O proprietário também deverá informar os casos de venda, doação e ocorrência de morte do animal, apontada a sua causa.

Mas algo que ainda não está claro é qual a secretaria nas prefeituras e órgão do Governo Federal que será responsável pelo monitoramento. Será criada uma PetBras? A conferir.