Lula revela que enviou carta a Trump com convite para COP30

SÃO PAULO, 13 AGO (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que enviou uma carta a seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para participar da COP30, em Belém, em novembro.   

O petista já havia demonstrado anteriormente a intenção de chamar o magnata para a cúpula climática da ONU e confirmou o convite em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, em meio aos ataques dos EUA contra a economia e a Justiça do Brasil.   

“Mandei uma carta para ele [Trump] convidando para a COP. Não sei se ele recebeu, mas espero que ele responda. Eu respondo todas as cartas que recebo”, afirmou Lula, acrescentando que “não guarda mágoa de ninguém”.   

“Ele não precisa gostar de mim, e eu não preciso gostar dele, ele só precisa gostar do Brasil, e eu, do povo americano. Espero que algum dia eu possa encontrar o presidente Trump e conversar como dois seres humanos civilizados”, salientou.   

Na mesma entrevista, o presidente anunciou que vai propor na COP30 uma tarifa voltada aos países ricos para compensar “as florestas que ficarem em pé”.   

“E você tem poucas. Tem os países da América do Sul, Indonésia, o Congo. Muitos outros países já estão ‘carecas’. Nós queremos que haja justiça ambiental”, explicou. Segundo Lula, o mundo tem a responsabilidade de impedir um aquecimento global acima de 1,5ºC em relação à era pré-industrial.   

“Eu quero saber qual chefe de Estado acredita nos cientistas ou não. Se eles acham que há um problema de aquecimento global ou não. Se eles acham que pode haver uma coisa maluca no planeta ou não. Eu acho que pode”, destacou. (ANSA).