Lula retorna a hospital nesta quinta-feira para realizar novos exames

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará novos exames no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira, 19, após ter sido submetido a uma cirurgia de emergência na cabeça no dia 9 de dezembro.

Lula deve passar por uma nova tomografia como parte do protocolo pós-operatório. Depois, um novo boletim médico deve ser divulgado pela equipe médica que acompanha o mandatário.

Na manhã de quarta-feira, 18, Lula recebeu a visita da infectologista Ana Helena Germoglio, que é a médica oficial do presidente em Brasília e o socorreu após a queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro. Além dela, a fonoaudióloga Monica Caiafa Bretas esteve no local.

Com o resultado dos exames, a equipe médica irá avaliar se Lula poderá retornar a Brasília e retomar a rotina de trabalho.

Alta hospitalar

O presidente Lula teve alta hospitalar no domingo , 15, e foi autorizado a voltar para a casa dele, localizada na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, onde recebeu visita de médicos, dos ministro Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa), além dos artistas Chico Buarque e Paulo Vieira.

Ao deixar o hospital, o petista apareceu de surpresa na coletiva de imprensa e se emocionou ao contar aos jornalistas que se deu conta da gravidade da situação quando teve de fazer a cirurgia de emergência.

“Como eu achava que eu tava curado, eu confesso a vocês que eu fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça. Eu fiquei preocupado com a urgência que eles pediram para vir para cá [hospital]”, disse Lula.

Dois dias após a cirurgia, Lula precisou realizar um outro procedimento na cabeça para evitar um novo sangramento.