Brasil

Lula recebe visita da viúva do escritor José Saramago

Crédito: Ricardo Stuckert

Pilar del Río, viúva do escritor português José Saramago, e a ex-presidente da República Dilma Rousseff (Crédito: Ricardo Stuckert)

BRASÍLIA E CURITIBA, 12 JUL (ANSA) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, recebeu nesta quinta-feira (11) as visitas da jornalista Pilar del Río, viúva do escritor português José Saramago, e da ex-presidente da República Dilma Rousseff.   

De acordo com a espanhola, que é comanda a Fundação Saramago, declarou que o Brasil “é visto com perplexidade na Europa”, enquanto que durante o governo de Lula, entre 2003 e 2011, o país “foi visto como uma potência”.   

“Eu vi o líder que conheci há muitos anos, um homem com ideias claras. É emocionante saber que está íntegro e lúcido”, disse Del Río.   

Condenado na Lava Jato, Lula está preso em regime fechado desde 7 de abril de 2018. O ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de detenção, em primeira instância. A defesa recorreu, e o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), de segunda instância, aumentou a pena para 12 anos e um mês.   

A defesa de Lula, porém recorreu mais uma vez ao STJ, que reduziu a pena para oito anos e 10 meses de prisão.(ANSA)