O presidente Lula respondeu nesta sexta-feira, 5, as críticas em relação à sua idade e as comparações feitas com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden — que sofre pressão para desistir de sua candidatura à reeleição.

+ Marçal pede que Lula aceite ‘fim da linha’ e não se torne ‘Biden da Silva’

“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, estou falando com conhecimento de causa”, declarou.

O presidente, de 78 anos, ainda desafiou os críticos a acompanhá-lo nas agendas da Presidência. “Todo que acham que eu estou cansado eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato. Se ele aguentar levantar 5h e dormir meia-noite todo o dia, aí pode dizer que eu estou cansado”, acrescentou durante evento de inauguração de do Edifício Acadêmico e Administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN – Unifesp) em Osasco, São Paulo.

Na quarta-feira, 3, em entrevista ao site IstoÉ, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal pediu que Lula aceite ‘fim da linha’ e não se torne ‘Biden da Silva’.

“Com todo respeito, presidente, não se torne o Lula Biden da Silva. Aprenda, aceite que o fim da linha chegou […] Nós não andamos de lambreta mais, porque as lambretas foram descontinuadas. Não usamos bipe mais, eles foram descontinuados. E o político também precisa ser descontinuado. Você é um leão já idoso, eu sou um político novo, então quero falar com respeito: não banque o Biden”, disse, ao se referir a possível candidatura de Lula à reeleição em 2026.