Lula propõe a Trump diálogo baseado em verdade e respeito

(ANSA) – BRASÍLIA, 05 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta terça-feira (5) que seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, aceite um diálogo pautado pela verdade e pelo respeito à soberania, durante um ato em Brasília na véspera da entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.   

Lula discursou no encerramento de um encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão”, logo após uma fala do vice-presidente Geraldo Alckmin, que defendeu o respeito às leis e à verdade.   

“Seria tão importante que a gente trabalhasse baseado na verdade e somente na verdade”, declarou o presidente.   

“Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de responsabilidade, de respeito à soberania, à Suprema Corte dos países, ao funcionamento do Congresso. Se nós passamos a dar palpite sobre as coisas que acontecem em todos os países, estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania”, acrescentou.   

Durante o ato, Lula também reiterou a intenção de evitar tensões com Washington ao afirmar: “Eu confesso que, na última vez que vim ao Conselhão, fiz um discurso muito inflamado, e hoje, devido à seriedade do momento político que estamos vivendo, resolvi fazer um discurso lido para medir cada palavra”.   

O presidente estava acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) ? que deve conversar nos próximos dias com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent ? e Mauro Vieira (Relações Exteriores), que, na semana passada, manteve diálogo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. (ANSA).