(ANSA) – BRASÍLIA, 03 DIC – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (3) que espera “boas notícias” sobre o tarifaço americano contra produtos brasileiros, após a conversa da última terça-feira (2) com seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Eu conversei seriamente com o presidente Trump sobre a necessidade do fortalecimento das duas maiores democracias do Ocidente, Brasil e Estados Unidos”, disse o mandatário em entrevista à TV Verdes Mares, de Fortaleza, onde cumpre visita oficial.
O petista deu as declarações um dia após ter telefonado para Trump, com quem dialogou por cerca de 40 minutos, no contexto da reaproximação entre os dois países após o tarifaço anunciado em julho pelos EUA.
“Não tem sentido essa taxação, e eu disse para ele que é importante rever isso”, contou Lula, que, no entanto, mostrou otimismo quanto ao possível fim da medida.
“Da mesma forma que o povo brasileiro teve uma notícia ruim quando o presidente Trump anunciou a taxação, eu acho que está perto de a gente ouvir uma notícia boa, além de tirar alguns produtos nossos da taxação, o que ele fez”, declarou.
Questionado se novos anúncios sobre eliminação de produtos taxados devem ocorrer, Lula respondeu: “Pode esperar, muita coisa vai acontecer. Você está vendo o meu sorriso de Mona Lisa, é porque estou convencido de que vão acontecer boas novidades”.
Lula evitou detalhar outros temas abordados com Trump e disse que prefere manter parte do telefonema sob sigilo. “Não pode ficar divulgando tudo o que a gente conversou porque as coisas vão ter que acontecer envolvendo outras pessoas”, disse.
O presidente ainda comentou seu interesse em ampliar a cooperação com Washington no combate ao crime organizado. “Disse para ele que é importante discutir sobre o crime organizado, e nós temos gente importante que pratica crime aqui no Brasil e mora em Miami. Disse para ele que estamos dispostos a trabalhar juntos para combater o crime organizado na fronteira e onde tiver”, finalizou. (ANSA).