(ANSA) – BRASILIA, 30 GEN – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá enviar já na próxima semana à Câmara dos Deputados o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, assinado recentemente em Assunção, no Paraguai, em cerimônia que contou com a presença da chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O mandatário deve retomar a agenda de compromissos oficiais na próxima segunda-feira (2), após uma cirurgia de catarata, e há expectativa de que assine o texto para encaminhamento ao Congresso. O petista voltou a defender o tratado durante o Fórum Econômico da América Latina e do Caribe, realizado no Panamá.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes da Câmara dos Deputados têm discutido a importância de uma tramitação célere do pacto.
A estratégia do governo é impulsionar o acordo como forma de demonstrar compromisso com a integração econômica, em um momento em que o Parlamento Europeu encaminhou o texto para análise da Corte Europeia.
Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que pretende dar tratamento acelerado ao pacto e tentar levá-lo à votação após o carnaval. (ANSA).