Lula planta baobá no Alvorada e diz que é para que futuros presidentes ‘tenham juízo’

"Essa daqui é um símbolo de vida, de resistência, muita força, saúde e alegria", disse o presidente enquanto regava a árvore

Reprodução/Redes Sociais
Lula planta baobá no Alvorada Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nas redes sociais neste domingo, 10, o momento de plantio de uma muda de baobá no terreno do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília. Segundo Lula, a ideia é que a planta faça com que futuros ocupantes de seu cargo tenham “juízo”.

“Espero que essa baobá floresça aqui no Palácio da Alvorada, cresça para fazer com que as pessoas que venham morar aqui tenham juízo, compromisso e a disposição de ajudar o Brasil a crescer para ficar do mesmo tamanho que vai ficar essa planta”, afirmou. Os baobás podem atingir até 30 metros de altura e ter troncos com até sete metros de diâmetro.

“Cada vez que alguém encostar nessa árvore, ele vai ficar sair daqui mais ajuizado. É para isso que estamos plantando ela aqui”, acrescentou.

“Nós damos de presente para a mãe natureza uma nova planta para a nossa morada, que é chamada baobá, que tem muita história e muito da ancestralidade do nosso povo africano. Essa daqui é um símbolo de vida, de resistência, muita força, saúde e alegria”, disse o presidente.

Mais cedo, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, postou um vídeo ao lado de Lula no Instagram em que falam sobre frutas diversas. O presidente comenta que os pés de caju do Palácio “não dão caju” e pede que pessoas enviem mudas de cajueiro novas, assim como de sapotizeiro e umbuzeiro.

“Vou plantar tudo aqui para quem vier a morar no Alvorada tenha fartura de frutas do Nordeste para comer”, explicou. Em seguida, destacou, em bom humor: “Mas também não posso receber mais do que tem terra para plantar aqui”.