09/08/2024 - 15:03
Durante evento em Santa Catarina nesta sexta-feira, 9, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio após receber a notícia da queda de um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Na aeronave estavam 57 passageiros e quatro tripulantes. Ainda não há informações sobre mortos e sobreviventes.
+ SP: avião com 57 passageiros e 4 tripulantes cai em Vinhedo; veja vídeos
“Tenho que ser portador de uma notícia muito ruim, e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião em Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes. E parece que todos morreram. Então, queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas.
De acordo com o governo de São Paulo, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, para atendimento da ocorrência. A companhia informou ainda que não há “confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”.
Em nota, a companhia disse que está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a aeronave caindo numa região urbana. Uma equipe da Defesa Civil também foi encaminhada para o local da queda já que algumas casas teriam sido atingidas.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave.
“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, informou a FAB.
Também em nota, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), informou que está retornando para São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.
De acordo com a assessoria do aeroporto de Viracopos, a aeronave não chegou a fazer contato com a torre de controle do aeroporto.