Lula parabeniza Lucas Braathen por ouro: ‘Inspira novas gerações’

Esquiador conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno na manhã deste sábado

REUTERS/Denis Balibouse
Lucas Pinheiro Braathen é um dos grandes destaques do Brasil nos Jogos de Inverno Foto: REUTERS/Denis Balibouse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou na manhã deste sábado, 14, o esquiador Lucas Pinheiro Braathen, medalhista de ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno. Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou que a conquista amplia o horizonte do esporte nacional e inspira novas gerações.

No texto, Lula reforça a dedicação do atleta, além do trabalho para o fortalecimento do esporte. “Parabéns, Lucas Pinheiro, e toda a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional”, disse o chefe do Planalto.

“O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões”, reforçou.

O brasileiro somou 2min25s00 nas duas descidas e garantiu o lugar mais alto do pódio – a primeira medalha do País, e também da América Latina, na história da competição de inverno.

Lucas já havia dado o sinal na primeira apresentação. Desceu agressivo, preciso, e cravou 1min13s92, o melhor tempo da bateria, quase um segundo à frente do suíço Marco Odermatt (1min14s87). A vantagem construída na parte inicial foi determinante para a definição do pódio, que considera a soma dos tempos das duas descidas.

Na segunda, administrou com maturidade. Fez o suficiente para confirmar a liderança e transformar expectativa em conquista histórica. Odermatt ficou com a medalha de prata, enquanto o também suíço Loic Meillard completou o pódio com o bronze.