O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (9) os principais nomes de seu futuro gabinete, incluindo o ex-ministro da Educação Fernando Haddad para a Fazenda e o ex-chanceler Mauro Vieira para comandar o Itamaraty.
“(Escolhi) o companheiro Fernando Haddad como ministro da Fazenda”, disse Lula, durante coletiva de imprensa em Brasília, na qual também anunciou o governador da Bahia, Rui Costa, como ministro-chefe da Casa Civil.
Haddad, que foi ministro da Educação, prefeito de São Paulo e candidato à Presidência do PT derrotado por Bolsonaro em 2018, é visto com reservas pelo mercado, que teme um aumento excessivo dos gastos públicos durante sua gestão.
Aos 59 anos, Haddad sucederá Paulo Guedes, que está à frente da pasta da Economia, um “superministério” que o presidente Jair Bolsonaro criou, ao fundir as pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria.
O Itamaraty será chefiado por Mauro Vieira, um diplomata de carreira que foi ministro das Relações Exteriores no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (2015-2016).
Nesta sexta, em Brasília, Lula também anunciou os titulares da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça, Flávio Dino.
Lula declarou que fará novas nomeações a partir da semana que vem.
“Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens, e vai chegar uma hora em que vocês vão ver a participação de muitos companheiros afrodescendentes”, prometeu o presidente eleito, que iniciará seu mandato em 1º de janeiro de 2023.