Durante o “Café com Jornalistas”, realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta terça-feira, 23, o chefe de estado minimizou as tensões com o Congresso Nacional após vetar propostas da Casa e cobrar os ministros do governo por maior articulação com os parlamentares.

+ José Dirceu diz que governo Lula é de ‘centro-direita’ por ‘exigência do momento histórico’

+ Lula cobra ação de Alckmin e Haddad no Congresso; governo deve rever veto

Lula afirmou que não vê qualquer problema entre o Executivo e o Legislativo, alegando que os recentes acontecimentos demonstram apenas “situações comuns”. “Temos sim uma boa relação com o Congresso e as divergências são normais na política”, reiterou o presidente.

O chefe de estado citou a aprovação da PEC da Transição antes de assumir o governo mesmo sem ter maioria no legislativo e a apreciação de pautas sugeridas pelo Executivo no Senado Federal como demonstração de boa convivência entre os poderes.

Ainda no “Café com Jornalistas”, Lula declarou que tentou conversar com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – Presidente do Senado – na sexta-feira, 19, mas por problemas pessoais do parlamentar, decidiu adiar a discussão sobre o Legislativo, que, conforme o presidente, deve ocorrer nesta semana.