(ANSA) – BRASÍLIA, 12 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou durante uma hora com seu homólogo da China, Xi Jinping, em meio ao entrave das negociações com os Estados Unidos para resolver a crise do tarifaço.
“Ambos os presidentes destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias”, diz uma nota publicada pelo Palácio do Planalto no fim da noite de segunda-feira (11).
Na conversa, Lula e Xi trataram da “parceria estratégica” entre Brasil e China e saudaram os “avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento de cada país”, segundo o comunicado. Eles também “se comprometeram a ampliar o escopo de cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”.
Além disso, Lula “reiterou a importância que a China terá para o sucesso da COP 30”, e Xi indicou que Pequim “estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar para o êxito da conferência”.
O presidente do Brasil telefonou para o líder chinês após ter conversado recentemente com o premiê da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, todos integrantes do grupo Brics.
Na ligação de segunda-feira, Lula e Xi ainda “concordaram sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo”, apontou o Planalto.
Por outro lado, no plano diplomático, os governantes trocaram impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia ? Brasil e China elaboraram um plano conjunto para impulsionar as conversas de paz entre Moscou e Kiev. (ANSA).