Levantamento realizado pela Atlas/Bloomberg sobre as eleições presidenciais de 2026 no Brasil mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança com mais de 48% das intenções de voto em todos os cenários de primeiro turno do pleito deste ano. Foram ouvidas 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
+ Maioria dos brasileiros discorda de Lula em relação à ação dos EUA na Venezuela
Em um cenário ampliado, o atual presidente aparece com 48,4% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL), aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representá-lo no pleito deste ano, está com 28%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em terceiro lugar, com 11% das intenções de voto.
Já Renan Santos, presidente nacional do Partido Missão, criado recentemente após um desdobramento institucional do Movimento Brasil Livre (MBL), tem 2,9%. O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado também aparece com 2,9% das intenções de voto na pesquisa.
O governador do estado do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) e o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) têm 1,7% cada. O ex‑ministro Aldo Rebelo (DC) tem 1% das intenções de votos neste cenário. Votos em branco e nulos somam 2,1% e os indecisos, 0,3%.
Cenário com Flávio
Se Flávio fosse o principal nome concorrendo contra Lula, o atual presidente teria 48,8% dos votos contra 35% do adversário. Caiado apareceria com 4,3% e Renan Santos teria 3,4% dos votos. Ratinho Jr. e Zema apareceriam com 2,8% cada. Rebelo teria 1% dos votos. Brancos e nulos somariam 1,5% e os indecisos representariam 0,4%.
No entanto, o levantamento mostra uma melhora no desempenho de Flávio perante os eleitores. Na última pesquisa, feita em dezembro do ano passado, ele estava com 29,3% das intenções de voto contra 48,1% de Lula e 19,3% de outros candidatos.
Cenário com Tarcísio
Em um cenário com Tarcísio disputando o cargo contra Lula, o petista aparece com 48,5% das intenções de voto contra 28,4% do governador de São Paulo. Caiado tem 5% e Ratinho Jr. 3,9%. Cenário igual ao de Zema, que também aparece com 3,9% das intenções de voto. Renan Santos foi citado por 3,2% e Aldo Rebelo por 1,1%. Votos em branco e nulos, neste cenário, somam 5% e indecisos são 1,1%.
O resultado da mais recente pesquisa está equilibrado com o último estudo realizado em dezembro do ano passado. Na época, Lula aparecida com 48,8% e Tarcísio com 28,3%. Outros candidatos representavam 15,6%.
Cenário com Michelle
Caso a opção da oposição para disputar com Lula seja a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ele terá 48,2% dos votos e ela, 30,9%. Em seguida, aparecerá Caiado, com 11,3% dos votos. Renan Santos receberá 3,9% dos votos e o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 1,7%.
Além disso, o estudo também revelou que, no possível cenário, Rebelo aparece com 0,7% dos votos e brancos e nulos são 2,8%. Indecisos somam 0,5%.
Cenário sem um Bolsonaro ou Tarcísio
Em um cenário em que nenhum integrante da família Bolsonaro faça parte e que o governador de São Paulo também não esteja, o nome mais competitivo contra Lula é o de Caiado, com 15,2% das intenções de voto. No entanto, o atual presidente tem 48,8% das intenções de voto.
Neste cenário, Zema aparece em terceira colocação, com 11,4% do eleitorado citando seu nome como possível escolhido. Ratinho Jr. teria 9,4% dos votos e Renan Santos, 3,9%. Aldo Rebelo apareceria com 1%. Votos em branco ou nulos somariam 8,1% e os indecisos seriam 2,2%.