O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o ranking de engajamento nas redes sociais, de acordo com um levantamento feito pela Nexus. O petista atingiu 79 pontos em uma escala de 100, mobilizando principalmente no Instagram e no TikTok.
Em busca do quarto mandato em 2026, Lula prepara a intensificação do uso das redes sociais para embalar sua campanha. De acordo com o levantamento, o engajamento do petista no TikTok chega a 7 milhões de interações, enquanto o chefe do Planalto mobiliza 67 milhões de pessoas no Instagram.
Ele fica atrás, no entanto, no X, Facebook e YouTube, ficando em segundo lugar, atrás do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas três redes. Eduardo consegue mobilizar 26 milhões de interações no X, mais que o dobro de Lula, que conta com 6 milhões de seguidores a mais que o deputado. Lula também fica atrás de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem 13 milhões de interações na rede social.
No Facebook e YouTube, Eduardo também conta com mais de dobro de interações que o petista. Enquanto na primeira o deputado movimenta 13,5 milhões de interações, na segunda ele atinge 8 milhões em comentários. Lula, por sua vez, atinge 6,8 milhões e 2,9 milhões nas duas redes sociais. O levantamento reforça que a disputa entre Lula e os filhos de Bolsonaro mantém a polarização do debate digital para as eleições de 2026.
Adversário mais forte para 2026 para Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece apenas em quarto lugar na classificação geral, com 30 pontos. Tarcísio tem se movimentado para adotar uma nova estratégia de redes sociais, dando indicativos de críticas à gestão federal, além de tentar promover os feitos no estado e divulgar bastidores de agenda.
Entre os demais presidenciáveis, Michelle Bolsonaro (PL-DF), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aparecem em sexto, sétimo e oitavo colocados. Ciro Gomes (PSDB-CE) aparece em nono, seguido por Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS). Fernando Haddad, ministro da Fazenda, está na quinta colocação no ranking de engajamento.
Veja o ranking de engajamento nas redes sociais
1. Lula (PT) – 79,76 pontos
2. Eduardo Bolsonaro (PL) – 58,76
3. Flávio Bolsonaro (PL) – 49,02
4. Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 30,14
5. Fernando Haddad (PT) – 12,96
6. Michelle Bolsonaro – 12,85
7. Romeu Zema (Novo-MG) – 12,01
8. Ronaldo Caiado (União-GO) – 11,78
9. Ciro Gomes (PDT) – 10,10
10. Ratinho Júnior (PSD-PR) – 8,84
11. Eduardo Leite (PSDB-RS) – 7,75