SÃO PAULO, 20 AGO (ANSA) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, está em primeiro lugar na disputa presidencial, com 37,3% das intenções de voto, apontou nesta segunda-feira (20) uma pesquisa realizada pelo instituto MDA.   

De acordo com o relatório encomendado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), o candidato do PSL, o deputado federal Jair Bolsonaro, aparece na segunda posição, com 18,8%, seguido de Marina Silva, da Rede, com 5,6%, e Geraldo Alckmin, do PSDB, com 4,9%.   

O candidato do PDT, Ciro Gomes, ocupa o quinto lugar com 4,1%, enquanto que Álvaro Dias, do Podemos, acumula 2,7% das intenções de voto. Os outros concorrentes não atingiram 1%. Ao todo, 13 candidatos foram testados na pesquisa, que não testou um cenário sem Lula.   

No entanto, foi avaliado quem receberia os votos caso o petista seja barrado pela Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, vice na chapa de Lula, obteve o primeiro lugar, com 17,3%, seguido por Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente. Os votos nulos, brancos e de indecisos somam 47,9% do total.   

Esta é a primeira pesquisa realizada desde o começo oficial da campanha eleitoral de 2018 e conta com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas em 137 municípios entre os dias 15 e 18 de agosto.   

(ANSA)