SÃO PAULO, 31 AGO (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança hoje (31) o plano de seu governo para tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU até 2030.   A iniciativa foi batizada como “Brasil Sem Fome” e será apresentada em Teresina, no Piauí, um dos estados mais pobres do país.

O Brasil havia saído do Mapa da Fome em 2014, no governo da petista Dilma Rousseff, mas voltou em 2022, na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

No ano passado, o país registrava cerca de 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), tema que foi um dos cavalos de batalha de Lula nas eleições. O “Brasil Sem Fome” contará com 80 ações e programas do governo federal e mais de 100 metas organizadas em três eixos: acesso a renda, trabalho e cidadania; alimentação adequada e saudável; e mobilização para o combate à fome.

“O Brasil já tem o compromisso de sair do Mapa da Fome pelas metas de desenvolvimento até 2030. A gente espera cumprir até lá”, disse Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.  Outras metas do programa são a redução das taxas de pobreza a cada ano e a diminuição para menos de 5% no percentual de domicílios com insegurança alimentar grave – o índice atual é de 9,9%.

Entre as ações do plano estão a valorização do salário mínimo, o incentivo à produção e ao acesso a comidas saudáveis e sustentáveis e a recomposição dos estoques de alimentos do país.

(ANSA).