O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta segunda-feira, 23, para lamentar a queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão, e ressaltou que enviou o ministro dos Transportes, Renan Filho, para acompanhar o caso.
“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão”, escreveu o mandatário. “O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, completou o petista.
Ao menos duas pessoas morreram e 12 encontram-se desaparecidas após o desabamento da ponte. Quatro caminhões, dois carros e duas motocicletas estavam no local.
Dois caminhões transportavam ácido sulfúrico, o que “dificulta a busca” por desaparecidos devido à possível contaminação “tóxica” da água sob a ponte, afirmou um porta-voz da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As buscas foram interrompidas na manhã desta segunda-feira e os bombeiros tentam procurar formas de retomá-las. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas, embora se saiba que a viga central da ponte desabou, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
*Com informações da AFP