O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a postura do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ‘imitou’ o suposto pedido do parlamentar para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não seja julgado. A declaração foi dada nesta sexta-feira, 11, durante um evento na cidade de Linhares, no Espirito Santo, para promover a entrega do cartão de transferência de renda de pescadores e agricultores atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, há cerca de 10 anos.
Ao iniciar sua fala, Lula criticou a articulação do parlamentar nos Estados Unidos para evitar o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente é acusado de comandar um tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
“Aquela coisa covarde [Jair Bolsonaro] que preparou um golpe nesse país mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça. ‘Ô, Trump, pelo amor de Deus, Trump. Solta o meu pai. Não deixa o meu pai ser preso'”, começou o presidente.
+ Trump diz que vai conversar com Lula ‘em algum momento’
+ Em parecer, Gonet deve pedir a condenação de Bolsonaro
Desde março, Eduardo Bolsonaro tem liderado articulações em nome da cúpula bolsonarista nos EUA para evitar o avanço do julgamento de seu pai no STF. Ele chegou a se afastar da Câmara dos Deputados para se reunir com congressistas e negociar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo na Suprema Corte.
Como mostrou à ISTOÉ, bolsonaristas creditam a ele a carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma taxação de 50% sobre os produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto. No documento enviado ao Palácio do Planalto, Trump cita o julgamento contra Bolsonaro e decisões do STF contra redes sociais americanas para justificar a alíquota extra. Entretanto, embaixadores avaliam que Jair Bolsonaro foi “usado” por Trump para pressionar o Brasil após as críticas da cúpula dos Brics ao tarifaço aplicado pela Casa Branca.
Durante seu discurso, Lula voltou a criticar a tarifa comercial de 50% imposta por Trump e afirmou estar buscando alternativas junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e ao BRICS para reverter a ação. O petista também citou a carta de Eduardo Bolsonaro publicada na quinta-feira, 10, em que o parlamentar defende as tarifas impostas por Trump, e o projeto de anistia a seu pai, que atualmente responde por tentativa de golpe de estado. O deputado licenciado tem usado o tarifaço para pressionar o avanço do PL da Anistia na Câmara dos Deputados.
“É preciso essa gente criar vergonha na cara! Porque a coisa mais pequena de um homem é não ter caráter. Que homem que é esse, gente? Que tipo de homem é esse?”, continuou o político.
Confira o vídeo completo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou nesta sexta-feira, 11, a postura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
“[Bolsonaro] mandou um filho que era deputado [Eduardo] se afastar da Câmara pra ir lá [nos Estados Unidos] para ficar pedindo: ‘Trump, pelo amor de… pic.twitter.com/SXcRwTOklX
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) July 11, 2025