O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira, 19, com a cúpula do Republicanos em um movimento que busca fortalecer a base de apoio do governo.
+ Vamos defender votação da urgência contra adultização de crianças hoje, diz Motta
+ Lula defende regulação de redes e diz que mundo enfrenta cenário em que rivalidades se agravam
O encontro, que ocorre após uma série de reuniões de Lula com partidos de centro, conta com a presença de importantes lideranças da legenda, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente nacional do partido, Marcos Pereira (SP), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o líder da sigla na Câmara, Gilberto Abramo (MG).
O Republicanos, apesar de não se considerar formalmente parte da base aliada, tem sido crucial na aprovação de pautas econômicas de interesse do governo no Congresso Naciona. A reunião é vista como um gesto de cortesia, mas também reflete a busca do governo por um alinhamento mais sólido com o partido.
Apesar de contar com um ministro no governo, o Republicanos mantém uma postura de independência. Membros do partido afirmam que o encontro com Lula não significa uma adesão completa, mas sim um reconhecimento da importância da interlocução com o chefe do Executivo.
A reunião com o Republicanos segue uma linha de articulação política adotada por Lula nas últimas semanas. O presidente já se encontrou com lideranças do MDB, incluindo os ministros Jader Barbalho (Cidades) e Simone Tebet (Planejamento).
Houve também um diálogo com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e com os ministros do União Brasil, após críticas públicas do presidente da legenda, Antonio Rueda, à gestão federal.