Lula ganha parabéns e elogio de Trump ao completar 80 anos; veja homenagens

Após reunião, presidente dos Estados Unidos lembrou aniversário do chefe do Planalto e disse ver um “homem vigoroso” em Lula

Encontro entre Lula e Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu homenagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo seu aniversário de 80 anos, completados nesta segunda-feira, 27. Um dia após o encontro entre eles, Trump lembrou do aniversário do petista e fez elogios a ele.

“E feliz aniversário. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante, mas hoje é o aniversário dele, então feliz aniversário”, disse, em conversa com jornalistas.

Lula está em viagem à Ásia, onde participou da cúpula de países do Sudoeste Asiático. No domingo, 26, ele se encontrou pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para debater as tarifas de 50% impostas ao Brasil há cerca de quatro meses. Ambos afirmaram que o encontro foi positivo, mas o chefe da Casa Branca não deu garantias de que um acordo sairá tão cedo.

O petista ainda foi homenageado por ministros e aliados nesta segunda-feira, 27, em comemoração aos seus 80 anos. A ministra da articulação política, Gleisi Hoffmann, foi uma das primeiras a parabenizar o petista. Nas redes sociais, Gleisi exaltou o trabalho de Lula à frente do Palácio do Planalto e diz ser um privilégio trabalhar com ele. “É um privilégio estar ao seu lado, do lado do povo brasileiro, construindo um país melhor e mais justo. Saúde, energia e toda felicidade para o melhor presidente do Brasil”, afirmou.

Outro que foi às redes sociais foi o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele também exaltou o chefe do Planalto, a quem chamou de líder. “Um líder que dedica cada dia ao cuidado com o nosso povo e à construção de um país mais justo e solidário”, disse o ministro.

Fernando Haddad relembrou momentos com Lula quando era ministro da Educação. Hoje na Fazenda, Haddad afirmou admirar o petista e que o tempo o fez mais apaixonado pelo Brasil. “Constato, com admiração, que o tempo só fez crescer a sua paixão pelo Brasil, o seu respeito pela nossa gente e o vigor com que o senhor se dedica ao interesse público”, declarou.

O presidente também foi lembrado por Celso Sabino, que é alvo de um processo de expulsão do União Brasil após se negar a deixar o Ministério do Turismo. “É uma honra caminhar ao seu lado, meu amigo. Conte comigo para seguir levando o turismo brasileiro a novos patamares”, disse Sabino.

Veja as homenagens a Lula

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Rui Costa, ministro da Casa Civil

Jaques Wagner, líder do governo no Senado

Celso Sabino, ministro do Turismo

Edinho Silva, presidente do PT

José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados

Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional