Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) incluíram compromissos religiosos em suas agendas nesta segunda-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
As celebrações ocorreram em meio à campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 25 de outubro.
Enquanto Lula participou de uma missa na residência oficial da Presidência da República, Flávio confirmou presença em uma celebração católica na Catedral Metropolitana de Brasília.
A data também foi marcada por manifestações públicas de fé e pela repercussão de uma controvérsia envolvendo o senador e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Lula participa de missa no Palácio da Alvorada
O presidente Lula participou, durante a manhã, de uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida na capela do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Nas redes sociais, o petista publicou fotografias segurando uma imagem da santa e compartilhou uma mensagem dedicada ao feriado religioso.
Na publicação, Lula destacou a importância da fé, da esperança e da solidariedade entre os brasileiros.
O presidente também desejou proteção às famílias e às crianças, além de mencionar a necessidade de garantir alimentação, paz e melhores condições de vida à população.
A mensagem terminou com uma homenagem à padroeira do Brasil.
A participação na missa ocorreu na residência oficial do presidente, sem indicação, no material divulgado, de um evento aberto ao público.
Alckmin anuncia orações pela saúde do Papa Leão XIV
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que integra a chapa de Lula na disputa pela reeleição, também divulgou uma mensagem relacionada ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Em vídeo publicado durante o deslocamento para o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, Alckmin afirmou que pretendia rezar pela saúde do Papa Leão XIV.
O pontífice tem uma cirurgia programada para a retirada de um nódulo pulmonar, conforme comunicado divulgado pelo Vaticano.
O Santuário Nacional de Aparecida é um dos principais centros de peregrinação católica do país e recebe milhões de visitantes anualmente.
As celebrações de 12 de outubro tradicionalmente mobilizam fiéis de diferentes regiões brasileiras.
Flávio Bolsonaro confirma presença em missa em Brasília
O senador Flávio Bolsonaro, candidato do PL à Presidência, confirmou participação na Missa da Equipe Organizadora e Consagração das Partículas, realizada na Catedral Metropolitana de Brasília.
Segundo informações da Arquidiocese de Brasília, a celebração é destinada exclusivamente às equipes responsáveis pela organização da festa da padroeira.
Por esse motivo, não há abertura para a participação do público em geral.
A agenda religiosa do senador acontece durante a reta final da campanha presidencial, período em que manifestações relacionadas à fé e à religião também ganharam espaço no debate político.
Declarações sobre a CNBB provocam controvérsia
A presença da religião no ambiente eleitoral voltou ao centro das discussões após Flávio Bolsonaro fazer críticas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O senador acusou a entidade de omissão diante da circulação de conteúdos falsos relacionados à sua candidatura.
Em resposta, a CNBB negou ter produzido, autorizado ou participado da divulgação de desinformação durante o processo eleitoral.
A conferência também ressaltou que o combate a informações falsas deve ser realizado sem a disseminação de novas falsidades.
Posteriormente, durante um ato político em São Paulo, Flávio exibiu uma imagem de Nossa Senhora e agradeceu à CNBB por ter se manifestado sobre o assunto.
A controvérsia evidenciou a presença de temas religiosos nas discussões da campanha, especialmente em torno de conteúdos divulgados nas redes sociais.
Dia da Padroeira coincide com reta final do segundo turno
Celebrado nacionalmente em 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é uma das datas mais importantes do calendário católico brasileiro.
A devoção tem origem na tradição do encontro de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
Em 1930, o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil.
A data foi instituída como feriado nacional em 1980 e é marcada por missas, procissões e peregrinações.
Neste ano, as celebrações acontecem a menos de duas semanas do segundo turno presidencial.
As agendas religiosas de Lula e Flávio Bolsonaro integram os compromissos públicos dos candidatos, enquanto a disputa eleitoral segue com debates sobre propostas de governo, economia e questões sociais.
Da IstoÉ