Lula faz nova tomografia após queda e cirurgias: ‘Progressiva melhora do quadro’

Ricardo Stuckert/PR
Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta segunda-feira, 27, uma nova tomografia de controle, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

“O exame mostra nova redução da coleção [hematoma], compatível com progressiva melhora do quadro. O presidente foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física”, diz o boletim médico.

+ Quaest: 49% reprovam trabalho de Lula; 47% aprovam

O hospital destaca que o petista seguirá sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Queda e cirurgias

O hematoma de Lula teve origem na queda que sofreu em casa no dia 19 de outubro, quando bateu a cabeça ao cair no banheiro. Naquele dia ele levou cinco pontos e foi liberado após exames.

Em dezembro, porém, Lula sentiu dores de cabeça e, após exames em Brasília, foi transferido de urgência para São Paulo, onde passou por cirurgia.

O procedimento cirúrgico foi usado foi a trepanação, que consiste em uma pequena perfuração no cérebro para aliviar inchaços, hematomas e lesões na região. Dias após a cirurgia, Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média para evitar novos sangramento. Ele recebeu alta hospitalar no dia 15 de dezembro.