Lula faz apelo climático a menos de 50 dias da COP30

(ANSA) – BRASILIA, 24 SET – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um apelo ao compromisso na luta contra as mudanças climáticas e lembrou que faltam menos de dois meses para o início da COP30, em Belém, em um evento realizado à margem da Assembleia da ONU, em Nova York.   

“Menos de 50 dias separam esta reunião da COP30. É momento do mundo se questionar se chegará a Belém com a lição de casa feita. O Acordo de Paris deu aos países a liberdade de formular metas de redução de emissões condizentes com suas realidades”, disse Lula.   

“No entanto, a apresentação de Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND) não é uma opção, é uma obrigação”, acrescentou.   

Lula falou ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), durante a sessão de abertura do Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e Governo.   

Na visão do mandatário, o encontro que ocorrerá no Pará poderá ser um divisor de águas na luta contra aqueles que negam as mudanças climáticas e o aquecimento global.   

“Nós, chefes de Estado, vamos ter que tomar uma decisão de fortalecer a luta contra o aquecimento global, porque, se não, o negacionismo poderá vencer”, alertou. (ANSA).