Lula embarca nesta semana à Ásia e pode se reunir com Trump

Possível encontro entre os mandatários foi discutido na quinta-feira, 16, pelo chanceler Mauro Vieira e pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

REUTERS/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: REUTERS/Adriano Machado

(ANSA) – BRASÍLIA, 20 OTT – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) para uma viagem pelo Sudeste Asiático, durante a qual pode se reunir com seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, embora o encontro ainda não tenha sido confirmado oficialmente.

A reunião pode acontecer no domingo (26) ou na segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, na Malásia, à margem da 46ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

+ Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

O encontro entre os mandatários foi discutido na quinta-feira passada (16) pelo chanceler Mauro Vieira e pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, durante uma reunião na Casa Branca, em Washington.

Vieira disse que o encontro entre Lula e Trump deve acontecer, mas que ainda não foi confirmada a data, que precisará se ajustar às “agendas” dos dois mandatários.

Na semana passada, Lula fez comentários bem-humorados sobre a “química” e a “indústria petroquímica” que teria surgido entre ele e Trump.

No último sábado (18), no entanto, o presidente enviou uma indireta ao republicano ao afirmar, durante um evento no estado de São Paulo, que “nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, porque a gente não vai aceitar”.

Lula deve embarcar nesta terça-feira (21) para uma visita oficial à Indonésia e, de lá, viajar para a Malásia, onde a expectativa é que chegue na sexta (24). (ANSA).