Lula: em 2025 tivemos menor desemprego com aumento da renda à população

Dados da Pnad divulgados ontem mostram desemprego a 5,1%, menor patamar da série histórica do IBGE

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante o Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá 28 de janeiro de 2026
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante o Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá 28 de janeiro de 2026 Foto: REUTERS/Aris Martinez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou neste sábado, 31, via postagem nas redes sociais, que o ano de 2025 foi encerrado com a menor taxa de desemprego da série histórica, aliada ao aumento da renda da população.

“Começamos 2026 com mais um aumento real do salário mínimo e imposto de renda zero para quem recebe até R$ 5 mil”, afirmou na publicação feita nesta manhã.

+Justiça determina prisão do piloto Pedro Turra após novas provas de agressão

+Pepsi ‘rouba’ urso polar da rival Coca-Cola em nova propaganda de sua versão zero

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados ontem, apontam que o índice de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025. Esse é o menor nível da série histórica iniciada em 2012.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores, estimado em R$ 3.560 no ano passado, teve alta de 5,7% em relação a 2024.

O resultado mostra que cerca de 5,5 milhões de pessoas buscaram trabalho nos três últimos meses de 2025, momento em que o mercado de trabalho chegou ao recorde de 103 milhões de pessoas ocupadas. O crescimento se deu tanto no emprego com carteira assinada quanto entre os trabalhadores por conta própria.