(ANSA) – BRASÍLIA, 06 NOV – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reuniram em Belém e conversaram sobre a possível assinatura do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul e temas ligados ao meio ambiente.
O encontro ocorreu na última quarta-feira (5), véspera da Cúpula do Clima, que reúne mandatários e representantes de mais de 140 países na cidade-sede da COP30.
“A presidenta da Comissão Europeia reafirmou sua crença e firme esperança de que o acordo seja assinado no final do ano, em 20 de dezembro, no Rio de Janeiro”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a jornalistas em Belém.
Já Von der Leyen escreveu no X que a parceria Mercosul-UE vai criar um “mercado em benefício de 700 milhões de pessoas”. Além disso, ela assegurou o apoio da Europa para o sucesso da COP30.
“O Brasil está demonstrando uma grande liderança, seja para atribuir um preço ao carbono ou para lutar pelas nossas florestas”, acrescentou.
Na quarta-feira, os ministros do Meio Ambiente da União Europeia chegaram a um consenso, em Bruxelas, sobre as novas metas de redução das emissões de gases de efeito estufa ? as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que vinham sendo aguardadas com expectativa pela presidência da COP30.
Após longas negociações, a UE concordou em reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em comparação com os níveis de 1990, permitindo ainda que os países possam descontar até 10% por meio de créditos de carbono. Até 2035, o corte será de 66,25% a 72,5%. (ANSA).