O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, 26, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde ambos participam da cúpula anual da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A reunião entre os dois líderes durou cerca de 50 minutos.
Minutos antes de começar a conversar com Lula, Trump disse, em resposta à imprensa, que poderia reduzir as tarifas sobre o Brasil que ele decretou em uma tentativa de clemência para o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Acho que conseguiremos fechar bons acordos para ambos os países”, disse o presidente dos EUA.
“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendencia natural é encaminhar para um acordo”, afirmou Lula.
Após o encontro, o presidente brasileiro usou as redes sociais para comentar a conversa. “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o mandatário brasileiro.
Ver esta publicação no Instagram