Lula e Tarcísio empatariam tecnicamente no segundo turno de 2026, diz Quaest

Presidente Lula durante o evento de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos
Presidente Lula e governador Tarcísio de Freitas durante o evento de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão tecnicamente empatados em intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Os dados são de pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17.

+ 85% da população desaprova o aumento no número de deputados, mostra pesquisa

O petista lidera, com 41% das intenções de voto, contra 37% do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL). O empate se dá no limite da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, realizada em maio de 2025, Lula aparecia com 41% das intenções de voto, contra 40% de Tarcísio.

Além disso, a maioria das pessoas entrevistadas (62%) entende que a melhor decisão de Jair Bolsonaro, inelegível até 2030, para as próximas eleições seria abrir mão de concorrer ao cargo e apoiar outro candidato — Tarcísio é um dos postulantes a essa vaga. No entanto, 28% ainda acreditam que ele deveria manter sua candidatura.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.