MOSCOU, 14 JAN (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira (14) com seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, sobre a situação na Venezuela.
Segundo a agência de notícias estatal russa Tass, a iniciativa partiu do líder brasileiro e serviu para “trocar visões sobre assuntos internacionais”, com foco na crise deflagrada em Caracas após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
“Foi enfatizada a convergência das abordagens fundamentais da Rússia e do Brasil para garantir a soberania do Estado e os interesses nacionais da República Bolivariana”, diz um comunicado do Kremlin citado pela Tass.
Lula e Putin também concordaram em “continuar coordenando esforços”, inclusive no âmbito da ONU e do Brics, para promover a “desescalada da situação na América Latina e em outras regiões do mundo”.
Essa é a primeira conversa por telefone entre os dois presidentes em 2026. Tanto Lula quanto Putin, que é o principal aliado do governo chavista, condenaram a ação dos EUA contra Maduro e defenderam a soberania da Venezuela.
O mandatário deposto será julgado em Nova York por crimes ligados ao narcotráfico, e seu cargo foi assumido de forma interina pela vice Delcy Rodríguez, em um sinal de acomodação do regime com os Estados Unidos. (ANSA).