O ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa criticou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que ele é “omisso” e “incapaz de liderar o País” em pautas importantes.

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o ministro aposentado afirmou: “O presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo’!”.

Joaquim Barbosa ainda disse que o Congresso Nacional é “retrógrado” e “um horror”, e também apontou que o Brasil é “acéfalo” em “inúmeras questões de sociedade”.

O ministro atuou no STF de 2003 a 2014. Ele presidiu a Corte entre os anos de 2012 e 2014. Indicado por Lula, Joaquim Barbosa foi o primeiro negro a ingressar na suprema corte brasileira.
Apesar da indicação, Joaquim Barbosa foi relator de uma ação que condenou congressistas e dirigentes do PT por esquema de compra de votos em troca de aprovação de pautas do governo petista.

Durante as eleições presidenciais de 2022, ele declarou e pediu votos a Lula, que disputava a vaga na Presidência da República com Jair Bolsonaro (PL).