Lula e Modi discutem tarifaço e concordam em ampliar comércio

(ANSA) – BRASILIA, 07 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, discutiram o tarifaço imposto pelos Estados Unidos e concordaram em ampliar o comércio bilateral durante uma conversa telefônica realizada nesta quinta-feira (7).   

“Os líderes discutiram o cenário econômico internacional e a imposição de tarifas unilaterais. Brasil e Índia são, até o momento, os dois países mais afetados”, informou uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto.   

Segundo o governo brasileiro, Lula e Modi “reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura, além de explorar possibilidades de maior integração entre os dois países”; Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, os mandatários acertaram ampliar a meta de “comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030” e, para isso, decidiram aumentar “a cobertura do acordo entre Mercosul e Índia”.   

Os dois líderes também combinaram um novo encontro em 2026, quando Lula deverá fazer uma visita de Estado ao território indiano. “Como etapa preparatória da visita, acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio”, acrescenta o texto.   

Por fim, Lula e Modi “trocaram informações sobre as plataformas de pagamento virtual dos dois países, incluindo o PIX e a UPI indiana” e “falaram sobre os êxitos da Cúpula do Brics no Brasil e em trabalhar juntos para a transição da próxima presidência do bloco que estará a cargo da Índia”.   

Os líderes brasileiro e indiano vêm se aproximando nos últimos anos. No início de julho, Modi fez uma visita de Estado a Brasília, após participar da 17ª. cúpula do grupo Brics no Rio de Janeiro. (ANSA).