Lula e Macron discutem tarifaço, Ucrânia e acordo Mercosul-UE

(ANSA) – BRASÍLIA, 20 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu o tarifaço americano, a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia durante uma conversa com o mandatário da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (20).   

O petista “repudiou o uso político de tarifas contra o Brasil e relatou as medidas que seu governo adotou para proteger os trabalhadores e as empresas, além de mencionar o recurso que o país apresentou à OMC [Organização Mundial do Comércio] contra as injustificadas tarifas”, informou o Palácio do Planalto em nota.   

Durante o telefonema de quase uma hora, Lula e Macron “trocaram ideias sobre as negociações de paz na Ucrânia”, e o presidente francês “elogiou o papel do Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China”.   

Os líderes também “comprometeram-se a ultimar o diálogo com vistas à assinatura do acordo Mercosul-União Europeia ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco” ? Macron tem sido a principal voz contra o tratado na UE.   

Por fim, Lula falou sobre a cúpula climática COP30, que se realizará em novembro, em Belém, no Pará, e terá a presença do presidente da França. “Será a COP da verdade, em que ficará claro quais países acreditam na ciência”, afirmou. (ANSA).