Lula e Macron discutem Fundo Florestas Tropicais em Belém

(ANSA) – BRASÍLIA, 07 NOV – Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, conversaram sobre o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) durante a reunião na noite de quinta-feira (6), em Belém, à margem da Cúpula do Clima.   

“Destacamos a prioridade conferida por nossos governos ao enfrentamento da mudança do clima. Ressaltei meu compromisso com o combate ao desmatamento, com a proteção das florestas e com o lançamento do TFFF”, escreveu Lula em suas redes sociais.   

O líder brasileiro classificou o instrumento como uma “inovação” e uma proposta “concreta” para assegurar a preservação de florestas tropicais no planeta.   

O TFFF já arrecadou mais de US$ 5 bilhões em contribuições de diversos países, entre eles a França, que anunciou um aporte de US$ 577 milhões.   

Durante o encontro, Lula e Macron também abordaram o possível acordo entre o Mercosul e União Europeia, cuja assinatura se arrasta há 25 anos. “Manifestei a expectativa de poder assinar o acordo ainda neste ano, durante a nossa presidência do bloco”, afirmou o petista. (ANSA).